domingo, 26 de junho de 2011

Campanha Ponto Final


A Campanha Ponto Final, em desenvolvimento simultâneo no Brasil, Bolívia, Haiti e Guatemala teve seu lançamento no Brasil, em maio de 2010. Desde o mês de março de 2011, o Forum Municipal da Mulher passou a integrar a Campanha. A primeira ação conjunta deu-se no Carnaval, quando as entidades do Forum integraram o Bloco Ilê Mulher e desfilaram na avenida em parceria com a Campanha. Foi um momento de soma de energias para lutar pelo fim à violência contra as mulheres e meninas.                               
A Ponto Final é uma campanha regional que busca mudar as atitudes e crenças sociais relacionadas à discriminação, desigualdade e iniqüidade de gênero que sustentam e promovem a violência contra as mulheres. Tem um caráter inovador por estimular o debate, a reflexão e a participação direta das comunidades buscando mudanças de atitudes e de padrões culturais. Outro difer encial, é que esta campanha trabalha com o enfoque da prevenção primária, isto é, busca antecipar e intervir com estratégias para proteção das mulheres, antes que o fenômeno da violência ocorra, e não apenas estimulando a punição dos agressores.

 A Ponto Final, busca compreender como a violência ocorre e os enormes danos que ela produz e com isto procurar formas de convivências baseadas no respeito e não em agressões.

A Campanha Ponto Final tem como meta eliminar a aceitação social de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas. Desenvolvendo ações para criar uma mobilização social de longo prazo, direcionada à erradicação da violência.

 Aqui no Brasil, as atividades da Campanha são desenvolvidas em duas dimensões. No nível nacional acontecem ações políticas e a construção de parcerias institucionais diversas para mobilização no sentido de sensibilizar e criar posições críticas em relação aos padrões culturais e fatores de proteção ou de vulnerabilidade para as mulheres. No nível comunitário, as atividades são desenvolvidas nas comunidade  Campo da Tuca, Morro da Cruz, São José e Morro da Polícia, todas localizadas no Bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com ações diretas de sensibilização de pessoas e grupos, através de atividades culturais, debates, visitas domiciliares, oficinas de inclusão digital, dança, atividades de mobilização para adesão à Campanha, que se organizam a partir de demandas dessa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário